Simão Costa (n. 1979) é pianista, compositor e artista transdisciplinar.
Concluiu o curso de piano no Conservatório Nacional com 20 valores, prosseguindo estudos na Escola Superior de Música e Codarts Rotterdam.
Encara o som como material plástico, tangível e físico explorando-o na sua dimensão musical, fenomenológica, visual e cultural.
As suas práticas artísticas incluem composição, improvisação, código, circuit bending e sonorização de dados; trabalhando a solo e/ou em cocriação.
Com o piano no centro ou na periferia dos seus projetos, abraça a música, as artes performativas, as artes visuais, as artes digitais – interativas num percurso multidisciplinar com fortes relações com a ciência e as novas tecnologias.
É membro fundador e diretor artístico da MãoSimMão – Associação Cultural, mantendo paralelamente colaborações regulares com os artistas: Marta Cerqueira (Dança de Materiais Inertes), João Calixto (ISAsoundbox), Yola Pinto (YPSC_Transduction), Ana Trincão, Sónia Moreira (SAS Orkestra de Rádios).
Compõe música para espetáculos de teatro, dança e cinema. Expõe desde 2007 em mostras coletivas e individualmente.
O seu trabalho musical e de criação de espetáculos foi apresentado em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia, Holanda, Reino Unido, Itália, Suécia, Áustria, Estónia, Roménia, Brasil, Chile e Uruguai.